História

Aprendizagem é vida. Mª de Lourdes

Nossa trajetória de 42 anos

Quando pequena, Júlia Maria Passarinho sonhava em ser professora e ter uma escola. Cresceu, e quis ter e fazer uma escola diferente. Onde a criança fosse respeitada. Onde a educação desenvolvesse os dons e habilidades necessárias para termos adultos equilibrados, capazes e felizes.

Na Universidade, encontrou a teoria para esta prática: o Método Natural. Foi atrás da autora D. Maria de Lourdes Pereira da Silva, que supervisionou a implantação do trabalho. Com alegria, D. Lourdes viu a escola crescer e o método ser aplicado não só na alfabetização, mas também nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Mais de muitos anos depois deste encontro, os ex-alunos são visitas constantes, especialmente no final do ano. Levam para Júlia e Cris, com orgulho, os convites de formatura. Eles agradecem a formação de base sólida que tiveram: aprenderam o respeito que precisavam para vencer todas as etapas e dificuldades de fazer escolhas, na vida e no exercício profissional.

Este resultado confirma à Júlia e a toda equipe do INDI que estão no caminho certo. Um caminho de mais de 40 anos de entrega, muito trabalho e confiança nas crianças e jovens, que só foi possível com o apoio do pai, Jarbas, do marido, Roberto, e do trabalho solidário da companheira de escolas, a Cris.

Neste período, algumas coisas mudaram na escola para garantir e fortalecer a aplicação do método. Hoje, o INDI possui uma estrutura de escola sedimentada nos princípios da educação inovadora, que garantem o seu espaço em Brasília.

Fora da escola, também aconteceram mudanças: as universidades passaram a ensinar uma educação mais humanista, busca do ritmo, do lúdico, da identidade, do atendimento mais específico e individualizado da criança e do jovem. Tudo o que o INDI conhece profundamente, na teoria e na prática.

IMG_3432
IMG_3431
IMG_3430