Fest Livro

FEST LIVRO – 35 ANOS

Projetos Pedagógicos

A cada ano, o FEST LIVRO se renova, deixando na memória momentos inesquecíveis, de aprendizado e muito troca entre todos os participantes. As histórias de vários autores homenageados serão contadas e expressadas em cenários criativos e instalações interativas. Os corredores representam as grandes Editoras e compõem a exposição dos livros dos nossos alunos autores, sendo a culminância do Festival. O Concurso entre alunos do 4º e 5º ano premia ilustrações e textos, que são estampados no convite, programação e camisetas. Tudo ganha vida, forma e cor, despertando o prazer da leitura.

Os autores convidados passam de 3 a 4 dias na escola participando da programação com entrevistas e contando suas histórias. E no sábado, lançamento de livros. Tem ex alunos que são escritores e outros ilustradores. As crianças colecionam seus livros e os pais tem a oportunidade de ler uns com os outros. Tem até eleição feita pelos alunos do livro que gostaram mais e para quem leu mais esse ano, com direito a ganhar certificado e tudo.

O Festival Literário completa 35 anos como festa integrada. É uma das nossas maiores apresentações da produção literária e cultural das crianças para os pais, familiares e visitantes. Assim, também começou a nossa participação na Feira do Livro, que na ocasião presenciou uma contação de história e sua ilustração em tempo real. Para esse ano, vamos reprisar esse momento. Na entrada, uma surpresa para os alunos.

Apesar de acontecer sempre no 2º semestre do ano, as atividades são iniciadas pelo Clube do Livro. O projeto possibilita a troca de mais de 20 livros entre os integrantes da turma, com rodadas de leitura, permitindo o acesso a um grande volume de obras e uma maior interação entre os colegas, além dos livros literários indicados pelas professoras e do acervo da Biblioteca.

Mais três projetos são desenvolvidos ao longo do primeiro semestre.

Uma semana de contação de história e musical para o infantil até o 2º ano. Envolve família, crianças e professores. São escolhidos livros para apresentação teatral, musical e apresentação dos pais. Para cada turminha, uma peça dos alunos e professores.

Do fundamental I, temos o Sarau Poético Musical. Os alunos escolhem uma linguagem literária, um ritmo musical e fazem homenagem a um autor de Brasília. Os produtores literários são convidados para assistir os lançamentos, avaliar, fazer a seleção, ler as obras e agregar ao projeto. Todos os livros são apresentados para os familiares e os amigos no Sarau.

O Fundamental II apresenta a Noite Cultural, no primeiro e segundo semestre. O projeto é todo desenvolvido pelos alunos, construção dos textos, escolha da linguagem, das línguas – literatura, inglês e espanhol, cenário e sonoplastia. Esse ano, reproduziram os anos 60 em um museu, com destaque para grandes personagens da literatura. É muito rico.

35º Fest Livro 2019

34º Fest Livro 2018

32º Fest Livro 2016